top of page

Paredes que contam história: conheça os papéis de parede de Piero Fornasetti

Uma mente criativa e irreverente. Um multiartista: designer, pintor, decorador, ilustrador, artesão. Assim foi Piero Fornasetti, um italiano nascido no ano de 1913 em Milão e que hoje se destaca na decoração de luxo ao redor do mundo.

Mas, antes de falar sobre seus maravilhosos papéis de parede, vamos contar um pouco de como o artista se transformou nesta figura tão emblemática?


Fornasetti estudou na Academia de Belas Artes de Brera, em Milão. O artista, no entanto, nunca concluiu o curso. O motivo? Foi expulso por insubordinação por não concordar com a formalidade do ensino.

Ainda que tivesse a veia artística desde sempre, Fornasetti serviu ao exército italiano durante a Segunda Guerra Mundial. Neste período, acabou fugindo para a Suíça, onde permaneceu exilado até o fim do tenebroso período.


Ao longo de sua vida, seu caminho se cruzou com uma artista que marcaria toda sua trajetória: Lina Cavalieri. A cantora de ópera e ícone de beleza à época estava estampada em uma revista quando Fornasetti se encantou com sua aparência. Bastou este “primeiro encontro” para que ela se tornasse sua musa.


É Lina quem estampa dezenas de objetos que Fornasetti fez ao longo de sua vida. No total, são 350 desenhos com linguagem surrealista feitos pelo artista com o rosto da cantora.

Mas não foi apenas com o rosto de Lina que o artista se sobressaiu. Nos papéis de parede da marca Cole & Son, que o Grupo Fernando Perez agrega ao seu catálogo, são 20 desenhos diferentes assinados por Piero Fornasetti.


Dentre eles, desenhos surrealistas, paisagens, nuvens e, claro, uma homenagem ao teatro e a ópera de Lina Cavalieri, têm destaque.


Confira algumas destas ilustrações abaixo:












27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page